Ajude a Obra

Ajude a Obra

FNM

vitral

vitral

Hiinos

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O Credo Apostólico.





O Credo Apostólico tem a sua origem no Credo Romano Antigo (Século II), sendo modificado através dos séculos por algumas injunções doutrinárias, chegando à sua forma atual, por volta do sétimo século.

Observe que a sua estrutura é trinitária, ou seja, é uma confissão de fé na Trindade Divina. Em primeiro lugar, é afirmada a fé em Deus Pai, Todo-Poderoso e Criador. Mas a parte essencial é a confissão a respeito de Jesus Cristo, único Filho de Deus e Senhor nosso, com destaque aos eventos da sua concepção, nascimento, sofrimento, crucificação, ressurreição, ascensão, exaltação e juízo final.

Quando o Credo Apostólico afirma a realidade da humanidade e a historicidade de Jesus, o objetivo é combater os argumentos dos marcionistas e docéticos, os quais afirmavam que Jesus não foi uma pessoa plenamente humana. Por outro lado, ao afirmar a concepção de Jesus como obra do Espírito Santo por meio da virgem Maria e a sua exaltação após a ressurreição, o objetivo é reafirmar a divindade de Jesus Cristo. Jesus Cristo era verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.

A última parte declara a fé na pessoa do Espírito Santo e na santa igreja universal (cristã), na comunhão dos santos, no perdão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna.

20/06/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário